22°C 36°C
Santa Quitéria, CE
Publicidade

Deputados aprovam crédito de R$ 4 milhões para ações de reparação de danos trabalhistas no Ceará

Recursos serão destinados a fundo estadual que prevê qualificação profissional, reinserção no mercado de trabalho e projetos de inclusão produtiva

13/10/2026 às 16h20
Por: Rita de Cássia Fonte: Opinião Ce
Compartilhe:
Foto: Junior Pio/Alece
Foto: Junior Pio/Alece

O Plenário da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) aprovou, nesta terça-feira (13), o projeto de lei 86/2026, de autoria do Poder Executivo, que autoriza a abertura de crédito especial de R$ 4 milhões para o Fundo Estadual de Recomposição de Danos Trabalhistas (FERDT). A medida busca viabilizar ações de reparação social e econômica voltadas a trabalhadores prejudicados por danos trabalhistas.

O fundo é responsável pela gestão e execução de iniciativas de recomposição de danos trabalhistas e de reconstituição de bens lesados. Com a aprovação do projeto, serão criadas duas ações orçamentárias no orçamento geral do Estado: “Gestão e Aplicação de Recursos para Recomposição de Danos Trabalhistas” e “Implantação e Estruturação de Projetos de Recomposição de Danos Trabalhistas”.

Continua após a publicidade
Anúncio

Recursos poderão financiar qualificação profissional

Segundo o Governo do Estado, a abertura do crédito especial pretende institucionalizar as ações do fundo e permitir sua operação orçamentária e financeira. A medida possibilitará o uso dos recursos em programas de qualificação profissional, iniciativas de reinserção no mercado de trabalho e ações para ampliar a inclusão produtiva.

O Executivo também prevê investimentos na criação, ampliação e estruturação de projetos voltados à recomposição de danos trabalhistas, incluindo a aquisição de bens permanentes. O FERDT foi instituído pela Lei Estadual nº 19.696, de 1º de abril de 2026, com a finalidade de apoiar ações de recomposição de danos trabalhistas e de tutela coletiva dos direitos do trabalho no Ceará.

Santa Quitéria, CE
35°
Tempo nublado

Mín. 22° Máx. 36°

33° Sensação
11.45km/h Vento
20% Umidade
0% (0mm) Chance de chuva
05h20 Nascer do sol
05h32 Pôr do sol
Qua 38° 22°
Qui 38° 21°
Sex 38° 24°
Sáb 38° 23°
Dom 39° 24°
Atualizado às 16h14
Publicidade
Publicidade