Domingo, 29 de Março de 2026
21°C 35°C
Santa Quitéria, CE
Publicidade

Na véspera do prazo final, fila para o recadastramento biométrico dobra o quarteirão

Na véspera do prazo final, fila para o recadastramento biométrico dobra o quarteirão

Thiago Rodrigues
Por: Thiago Rodrigues
30/10/2017 às 18h29 Atualizada em 30/10/2017 às 18h30
Na véspera do prazo final, fila para o recadastramento biométrico dobra o quarteirão
Foto: Reprodução
Desde as primeiras horas, centenas de pessoas de Santa Quitéria, Catunda e Hidrolândia disputavam uma lugar na fila para fazer o recadastramento biométrico que se encerra amanhã (31), no Cartório da 54ª Zona Eleitoral.
Além das três cidades citadas, o cadastramento também se encerra nesta terça nos municípios de Cascavel, Pindoretama, Russas, Palhano, São Gonçalo do Amarante, Guaraciaba do Norte, Croatá, Jaguaruana e Itaiçaba.
A grande procura no encerramento dos trabalhos já era prevista pela equipe do Cartório, que por várias vezes, orientou aos eleitores para que não deixassem para fazer a sua revisão nos últimos dias, como forma de evitar dificuldades na fila de espera.
De acordo com os números divulgados hoje pelo Cartório Eleitoral, 78,37% do eleitorado de Santa Quitéria fez o recadastramento, seguido de Hidrolândia com 78,87% e Catunda com 81%.

Documentos
Para quem vai fazer os procedimentos amanhã (31), deve chegar bem cedo ao Cartório Eleitoral, munido dos seguintes documentos: 
  • RG ou qualquer outro documento que comprove a nacionalidade brasileira (Ex: Carteira de Trabalho ou carteira emitida pelos órgãos criados por lei federal);
  • certificado de quitação com o serviço militar, para os brasileiros do sexo masculino, com idade entre 18 a 45 anos que for tirar o título pela primeira vez;
  • comprovante de residência.

Impedimentos
Quem não fizer o recadastramento terá o título cancelado. E são muitos os prejuízos para os eleitores em débito com a Justiça Eleitoral. Além de não poder votar nas próximas eleições, ficam impedidos de:
  • Requerer passaporte ou carteira de identidade;
  • Receber salário e benefícios sociais de entidades públicas ou assistidas pelo governo;
  • Fazer parte de concorrência pública ou administrativa em qualquer instituição da União, dos estados, dos municípios ou do Distrito Federal;
  • Solicitar empréstimos em qualquer banco ou estabelecimento de crédito subsidiado pelo governo;
  • Inscrever-se em concursos públicos ou tomar posse de cargos públicos;
  • Renovar matrícula em qualquer instituição de ensino pública ou fiscalizada pelo governo;
  • Requerer qualquer documento que necessite da quitação eleitoral.