O município de Santa Quitéria aparece na 5ª posição do Estado, com 684 focos. No município, os principais casos ocorrem às margens das rodovias estaduais, em terrenos baldios dentro da cidade e áreas próximas a zona urbana.
Não muito raro, nuvens de fumaça são avistadas em limpeza de pastos, preparo de plantios e desmatamentos, prejudicando diretamente a saúde de várias pessoas, portadoras de doenças respiratórias e crianças de pouca idade, ao inalar a fumaça.
Segundo o Inpe, as queimadas também trazem sérios danos a fauna e flora nativas, causam empobrecimento do solo e reduzem a penetração de água no subsolo, além de gerar poluição atmosférica com prejuízos à saúde de milhões de pessoas e à aviação.
Denúncias de incêndios criminosos podem ser feitas ao Corpo de Bombeiros, à Prefeitura Municipal, à Secretaria Estadual do Meio Ambiente e ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).