Militares dispararam ao menos 80 vezes contra o carro em que estava Evaldo e sua família em Guadalupe, segundo peritos da Delegacia de Homicídios. O sogro da vítima também foi baleado e precisou ser hospitalizado.
Cinco pessoas estavam no carro e iam para um chá de bebê. A esposa e o filho de 7 anos de Evaldo e uma mulher não se feriram. Um pedestre que passava no local ficou ferido ao tentar ajudar.
A Polícia Civil realizou a perícia no local porque os militares tiveram dificuldade em realizá-la, devido à revolta dos moradores que testemunharam o crime, segundo o delegado Leonardo Salgado, da Delegacia de Homicídios da Capital. Mas os envolvidos na ação foram ouvidos em uma delegacia militar, não civil.
Militares atiraram por engano contra a família, segundo relatos de testemunhas e parantes. O Comando Militar do Leste (CML) primeiro negou ter atirado contra uma família e disse ter respondido a uma "injusta agressão" de "assaltantes".
À noite, em outra nota, o CML informou que o caso estava sendo investigado pela Polícia Judiciária Militar com a supervisão do Ministério Público Militar.
"Eu não vi onde foi o tiro, mas eu acho que foi nas costas. só que a gente pensou que ele tinha desmaiado no volante (...) A gente saiu do carro, eu corri com a criança e ela também. A gente saiu do carro, e mesmo assim eles continuaram atirando ", disse a amiga, por telefone, à TV Globo.
Um vídeo mostra o desespero da mulher de Evaldo ao lado do veículo, com as mãos para o céu. Em outro vídeo, dá para ouvir o som de disparos e um homem sai do carro correndo para tentar se proteger dos tiros.
"Tinha um morador passando aqui na hora, que tava aqui no meio, foi tentar ajudar o padrasto e também foi atingido no peito", afirmou a amiga, que estava indo junto com a família a um chá de bebê.
Em nota, o CML afirmou que, às 14h40, se deparou com um assalto em andamento nas imediações do "Piscinão de Deodoro", em Guadalupe.
"Ao avistarem a patrulha, os dois criminosos, que estavam a bordo de um veículo, atiraram contra os militares, que por sua vez responderam à injusta agressão. Como resultado, um dos assaltantes foi a óbito no local e o outro foi ferido, sendo socorrido e evacuado para o hospital".
Os militares informaram ainda que uma pessoa que passava pelo local foi ferida. "Informações preliminares dão conta de que o cidadão inocente ferido está fora de perigo. A ocorrência permanece em processamento, tendo todas as providências legais decorrentes sido tomadas".
"Não tinha blitz, não tinha arrastão, não tinha vestígio de nada, tava normal. A gente tá sem entender até agora", disse a amiga da família.
Polícia militar vai investigar
À noite, foi enviada outra nota, informando que o Comando Militar do Leste determinou que todos os militares e testemunhas sejam ouvidos na Delegacia de Polícia Judiciária Militar. Ainda segundo a nota, o Ministério Público Militar está supervisionando os depoimentos.
A Delegacia de Homicídios da Polícia Civil realizou perícia no local e ouviu testemunhas, mas o militares já haviam saído. À TV Globo, o delegado Leonardo Salgado disse que os indícios são de qual a ação foi "precipitada" e que precisa ser "bem apurada".
G1