Domingo, 10 de Maio de 2026
21°C 29°C
Santa Quitéria, CE
Publicidade

Funceme aponta Santa Quitéria e mais 19 municípios com alto risco de incêndios florestais

Funceme aponta Santa Quitéria e mais 19 municípios com alto risco de incêndios florestais

Thiago Rodrigues
Por: Thiago Rodrigues
12/08/2019 às 19h23 Atualizada em 12/08/2019 às 19h23
Funceme aponta Santa Quitéria e mais 19 municípios com alto risco de incêndios florestais
Foto: Reprodução
As áreas com maiores riscos estão situadas predominantemente nas regiões do médio Jaguaribe, Inhamuns e Centro-Norte do estado. Nestes locais, onde é comum a prática da agropecuária, a pluviometria média anual varia entre 700 e 800 milímetros, o que colabora para o índice de vegetação extremamente seco.
Os municípios com maiores risco são: Independência, Tauá, Morada Nova, Jaguaretama, Quixeramobim, Tamboril, Jaguaribe, Aiuaba, Boa Viagem, Irauçuba, Crateús, Santa Quitéria, Salitre Sobral, Acopiara, Solonópole, Campos Sales, Quixadá, Banabuiú e Parambu.
Com a redução comum das chuvas no segundo semestre, as queimadas costumam atingir níveis máximos. De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o período entre setembro e outubro registra os picos médios de focos de queimadas. Em 2019, já foram registrados 216 focos no Ceará.