O estudo foi feito entre 31 de março e 5 de abril, e dos 184 municípios cearenses, apenas 71 responderam à pesquisa, incluindo Santa Quitéria. Dos 75 gestores e técnicos consultados, 38% confirmaram que "está havendo algum acompanhamento de crianças e adolescentes em risco de abandono escolar" durante o isolamento social, cuja estratégia vem obrigando instituições de ensino remodelaram o calendário letivo, com ensino domiciliar ou férias antecipadas, por exemplo.
Os representantes são de cidades cearenses que "estavam avançando em relação à Busca Ativa Escolar", mas enfrentam dificuldades para reverter o gargalo no período de quarentena. A presidente da APDMCE, Sônia Fortaleza Pinheiro, sinaliza que a falta de informações sobre os estudantes pode dificultar o resgate deles à sala de aula.
O diagnóstico da pesquisa revelou ainda múltiplos problemas na assistência à saúde. Conforme o estudo, consultas para avaliação de crescimento e desenvolvimento (puericultura) que haviam sido pré-agendadas não foram ofertadas pelas unidades básicas.
Com informações do Diário do Nordeste