21°C 36°C
Santa Quitéria, CE
Publicidade

MP pede para que TCU investigue suspeita de compra superfaturada de cloroquina pelo Exército

MP pede para que TCU investigue suspeita de compra superfaturada de cloroquina pelo Exército

Thiago Rodrigues
Por: Thiago Rodrigues
18/06/2020 às 20h26 Atualizada em 19/06/2020 às 09h19
MP pede para que TCU investigue suspeita de compra superfaturada de cloroquina pelo Exército
Foto: Reprodução

No pedido, o procurador menciona reportagens que indicaram que, em um ano, o preço pago pelo Comando do Exército pela matéria-prima aumentou seis vezes e que, entre março e abril deste ano, o órgão aumentou em 84 vezes o volume de produção de medicamentos à base de cloroquina. 

Em grande parte, esse aumento vem sendo atribuído ao aumento do preço do insumo no mercado internacional, custos de frente e variação cambial. Segundo o jornal, o procurador diz considerar que as flutuações causadas pela pandemia podem ter afetado os preços, mas avalia que um aumento tão significativo assim mostra indícios de superfaturamento.

"Embora o possível aumento do custo dos insumos, do transporte e do dólar possa ter influenciado o aumento do preço, ainda assim adquirir o produto por um valor seis vezes maior numa compra sem licitação, a meu ver, representa um forte indício de eventual superfaturamento, situação que merece ser devidamente apurada pelo controle externo da administração pública", escreveu o procurador no pedido.

O procurador diz ainda que, diante da defesa aberta de Bolsonaro quanto ao uso da cloroquina no tratamento da covid-19, é preciso apurar suas responsabilidades em relação às compras de insumos e no aumento da produção do medicamento. Segundo ele, o presidente age de forma voluntariosa e sem base científica. 

Na quarta-feira, a Organização Mundial de Saúde (OMS) suspendeu, pela segunda vez, estudo que investigava a efetividade da droga no tratamento de pacientes com covid-19. Mesmo assim, o Ministério da Saúde mantém sua política de orientar o uso de cloroquina para pacientes com sintomas leves da doença.

G1