Domingo, 10 de Maio de 2026
21°C 29°C
Santa Quitéria, CE
Publicidade

MP deflagra operação que apura lavagem de dinheiro na Associação Filhos do Pai Eterno

MP deflagra operação que apura lavagem de dinheiro na Associação Filhos do Pai Eterno

Thiago Rodrigues
Por: Thiago Rodrigues
21/08/2020 às 11h26 Atualizada em 22/08/2020 às 02h25
MP deflagra operação que apura lavagem de dinheiro na Associação Filhos do Pai Eterno
Foto: Reprodução
O Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO) deflagrou na manhã desta sexta-feira (21) uma operação para apurar irregularidades na Associação Filhos do Pai Eterno (Afipe). A entidade é responsável pelo Santuário Basílica de Trindade, cidade na Região Metropolitana de Goiânia conhecida como a "capital da fé" do estado. São cumpridos 16 mandados de busca e apreensão, inclusive, em imóveis luxuosos ligados ao padre Robson de Oliveira Pereira, fundador e presidente da Afipe e reitor da Basílica.
Já o corpo jurídico da entidade disse que "não foi pego de surpresa" com a operação e que, no passado, "se colocou à disposição do Ministério Público". Salientou ainda que o padre Robson acompanhou toda a operação e que tudo segue em "extremo sigilo".
A operação foi batizada como "Vendilhões" e apura crimes de apropriação indébita, lavagem de dinheiro, falsificação de documentos, sonegação fiscal e associação criminosa.
Os mandados são cumpridos na sede da Afipe, empresas e residências em Goiânia e Trindade. O G1 apurou que entre os imóveis ligados ao padre Robson está uma chácara com piscina aquecida. O pároco teria acompanhado o cumprimento de uma das ordens na Casa dos Padres, onde mora.
Constatou-se que os gastos de boa parte das doações não tinham vínculo com questões religiosas, mas com outros negócios, como a compra de imóveis, propriedades rurais, cabeças de gado e emissoras de rádio, diz o MP.
De acordo com o MP, a operação se originou por conta de outra investigação, em março do ano passado, vinculada ao padre Robson. Conforme o apurado, na ocasião, o religioso, após ser vítima de extorsão, "utilizou indevidamente recursos provenientes de contas das associações que preside".
G1