Segunda, 11 de Maio de 2026
21°C 30°C
Santa Quitéria, CE
Publicidade

Mina de Itataia: Governo coleta amostras de solo e água em Santa Quitéria

Mina de Itataia: Governo coleta amostras de solo e água em Santa Quitéria

Thiago Rodrigues
Por: Thiago Rodrigues
14/10/2020 às 13h23 Atualizada em 25/05/2022 às 17h26
Mina de Itataia: Governo coleta amostras de solo e água em Santa Quitéria
Foto: Reprodução

Os trabalhos visam "proteger a saúde da população e evitar a exposição a locais que possam emitir radiações ionizantes", segundo afirma o orientador da Célula de Vigilância Ambiental da Sesa, Sérgio Murilo Martins, em material publicado pela Secretaria. Segundo o texto, o início da coleta foi em 2019, "quando onze amostras de água e sete de solo foram recolhidas". 

“Na primeira fase do trabalho, entre os dias 7 e 9 de outubro, foram realizadas sete coletas ambientais de água e três de solo em mananciais próximos à mina de urânio e nas divisas entre os municípios de Santa Quitéria, Itatira e Boa Viagem. Na segunda fase, do dia 14 a 16 de outubro, serão realizadas seis coletas ambientais de água e solo nas proximidades da sede do município de Santa Quitéria e Varjota”, explica Martins.


Já as amostras coletadas pela equipe da Sesa devem ser analisadas pela Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial (Nutec). Os resultados e as próximas etapas do trabalho desenvolvido pelo Governo do Estado não foram reveladas ainda.