23°C 38°C
Santa Quitéria, CE
Publicidade

Salários de servidores podem ser congelados por 3 anos para garantir auxílio emergencial

Salários de servidores podem ser congelados por 3 anos para garantir auxílio emergencial

17/02/2021 às 10h18 Atualizada em 17/02/2021 às 10h18
Por: Thiago Rodrigues
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Apesar de ainda não estar fechada, a alternativa é comentada nas conversas entre Executivo e Congresso - conforme pessoas com conhecimento do assunto relataram à reportagem. Para evitar a necessidade de compensar grandes volumes, defende-se no governo um programa com custos mais contidos do que em 2020.

Influencia nas visões sobre o programa o aumento no endividamento do país. A dívida bruta chegou ao fim do ano passado em 89,3% do PIB (Produto Interno Bruto) e deve subir novamente com a expectativa de mais um déficit nas contas públicas em 2021.

Menos beneficiários devem receber
É defendida entre membros do Executivo a necessidade de filtrar os beneficiários do auxílio emergencial em relação aos recebedores de 2020 para direcionar o programa aos mais pobres e manter o custo do programa sob controle.
Além disso, a ideia é restringir a duração dos pagamentos por três ou quatro meses. Esse prazo se baseia na premissa de que, dentro do período, haverá vacinação em massa da população idosa e queda no número de hospitalizações.

Diário do Nordeste
Publicidade
Publicidade
Publicidade