Além disso, ele também aponta que o nível de agravamento da doença tem ocorrido com maior rapidez, assim como tem sido registrado um maior tempo de internação para cada quadro de contaminação. “O paciente deteriora muito rápido e está sendo muito difícil. Isso tem ultrapassado a nossa capacidade de receber a demanda”, relata.
“A gente percebe que os pacientes estão vindo de forma mais grave. Querendo comparar este segundo momento com o primeiro, percebemos que há uma virulência bem maior sob o ponto de vista do acometimento. Já chegam bem mais graves e isso preocupa demais”, observa.
Como forma de evitar que cearenses com Covid-19 em quadros graves fiquem sem atendimento, o médico acredita que é necessário redobrar os cuidados de prevenção ao novo coronavírus e antever “tragédias anunciadas”. "Porque um paciente do município adoecendo, não vai ter mais vaga na (unidade) regional para receber”, alerta.
Diário do Nordeste