Segundo a superintendente da Regional de Saúde Norte, Mônica Lima, a ampliação de leitos tem acontecido em toda a região. Dados da plataforma IntegraSUS apontam que o Norte cearense conta com 115 leitos de UTI Covid e 253 leitos de enfermaria exclusivos para a doença. “O dimensionamento está sendo realizado conforme a necessidade das regiões”, explica Mônica Lima.
O diretor geral do HRN, Daniel Hardy Melo, explica que o hospital está se estruturando para a ampliação de leitos e para o atendimento à população. “Estamos nos preparando frente às necessidades da região para adequar a estrutura hospitalar nesse contexto de pandemia, além de estarmos recrutando e treinando recursos humanos para fazer frente aos desafios”, afirma.
Para suprir a ampliação de leitos, o HRN já contratou mais de 100 colaboradores temporários neste ano em funções assistenciais como médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas e apoios como auxiliares administrativos, auxiliares de laboratório, auxiliares de farmácia e conferencistas de roupa.
Além de ser referência para casos de média e alta complexidade da Covid-19, o HRN segue com as emergências adulto e pediátrica com funcionamento 24h para receber pacientes de diversas enfermidades. São tomadas precauções em todas as etapas do atendimento, desde a classificação inicial até a assistência direta. Além disso, há equipes individualizadas para atendimento a casos suspeitos da doença e a pacientes com outras enfermidades.
Terezinha Fernandes