23°C 38°C
Santa Quitéria, CE
Publicidade

Saiba como consultar posição na fila de espera para cirurgia no Ceará

Saiba como consultar posição na fila de espera para cirurgia no Ceará

Thiago Rodrigues
Por: Thiago Rodrigues
18/01/2023 às 19h09 Atualizada em 18/01/2023 às 19h09
Saiba como consultar posição na fila de espera para cirurgia no Ceará
Foto: Reprodução

O sistema, disponível na plataforma Saúde Digital e no Ceará APP, fornece além da posição do paciente na fila, informações sobre exames e consultas pendentes relacionadas ao procedimento. Para acompanhar a sua posição na lista de espera é necessário fazer um cadastro prévio no sistema. 

Confira o passo a passo
  • Você deverá acessar a plataforma Saúde Digital e clicar em ainda não tenho tenho cadastro.
  • Preencha os dados solicitados (Nome completo, CPF, Data de Nascimento, Nome da Mãe, Telefone, Telefone de Familiar, Estado, Município, Endereço completo com Cep, E-mail e Senha) e clique em cadastrar.
  • Finalizado o cadastro, você poderá acessar o sistema através do e-mail e senha informados.

Esse registro no sistema não vai alterar a posição do paciente na fila. O sistema é uma forma de confirmar que o paciente ainda aguarda a intervenção e para que o cidadão tenha transparência e possa acompanhar sua posição na fila. Essa transparência sobre o andamento da fila ajuda, por exemplo, os pacientes do Interior do Estado a se planejarem com antecedência, caso precisem viajar para a realização do procedimento.

Os dados como número de telefone e e-mail devem estar atualizados para que o paciente seja localizado e, quando contatado, receba as explicações necessárias antes da cirurgia. No caso do nome do paciente não ser localizado no Plantão Cirurgias 24h, significa que o usuário não está na fila de procedimentos eletivos, mas que se encontra na lista de consultas ambulatoriais ou não é candidato a uma cirurgia eletiva.

Também pode acontecer de o município de origem não incluir o paciente na fila de espera ambulatorial para avaliação cirúrgica. Nesses casos, o cidadão deverá buscar a comprovação da solicitação na fila estadual ambulatorial do sistema de regulação. Em alguns casos, a posição em que o paciente se encontra pode aumentar. Isto ocorre em duas situações: quando um paciente mais grave é avaliado clinicamente como prioritário e avança na frente dos demais ou quando um paciente tem determinação judicial para ultrapassar a fila.

As cirurgias incluem várias especialidades:  Ortopedia, Urologia, Ginecologia, Cirurgia geral, Oftalmologia, Neurologia, Vascular.

Mutirão para reduzir fila de cirurgias no Ceará deve começar em fevereiro
Um mutirão para reduzir a fila de cirurgias no Ceará deve começar em fevereiro. O anúncio foi feito pelo governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), após reunião com a ministra da Saúde do Governo Lula, Nísia Trindade. O encontro foi em Brasília, nesta quarta-feira (18).

Uma reunião técnica entre as equipes da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) e do Ministério da Saúde será realizada nesta quinta-feira (19) para discutir como será feito o mutirão e também para avaliar como está a imunização dos cearenses, sobretudo, a vacinação de crianças contra a covid-19.

GCMais