Qual o tema da campanha de 2023?Esse ano, a campanha tem como tema: "A vida pede equilíbrio!", que conforme o site oficial da campanha "A vida pede equilíbrio diante de mudanças cada vez mais desafiadoras e aceleradas que exigem novas atitudes, novas habilidades, novos entendimentos e novos comportamentos!", em 2023 todos têm planos e metas que incluem mudanças.O enfermeiro do CAPS, Igor Ribeiro, explicou sobre o tema desse ano:" A vida tem que ter um equilíbrio, pois quando ela está desequilibrada acaba gerando algum transtorno mental, então quando você tem um desequilíbrio emocional relacionado com seu trabalho, a convivência com outras pessoas, com situações estressoras pode gerar um transtorno de ansiedade, um exemplo interessante é o celular que vem sendo um fator crucial com os pacientes com relação ao transtorno de ansiedade, por conta da comparação, seja ela por conta do corpo, pela vida monetária que outras pessoas têm, acaba adoecendo pelo excesso de comparação."
A Psicóloga Kelly Alves falou sobre a importância do janeiro branco e como ele impacta na vida dos quiterienses."As campanhas de conscientização são momentos propícios para a reflexão sobre assuntos específicos. Elas levantam questões de relevância social e possibilitam a educação preventiva sobre saúde mental, por exemplo, como a Campanha Janeiro Branco. A importância dessa campanha se dá no fato de que ela coloca em evidência a necessidade da atenção à saúde mental tal e qual a saúde física. Por isso, como Psicóloga, considero válidas todas as ações que ampliam o alcance do conhecimento e da desmistificação da saúde mental."
Quais as ações feitas na cidade de Santa Quitéria?
 |
| Foto: Jonatha Santos/AVSQ |
Nesse mês, o CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) de Santa Quitéria busca conscientizar a população sobre o tema. Para isso, realizou palestras para falar sobre o tema desse ano, também foi proposto rodas de conversas entre a população. O enfermeiro Igor Ribeiro falou sobre essas ações.
"Aqui no CAPS, todas as terças-feiras têm palestras educativas de conscientização e sensibilização da população, com o tema da campanha, abrimos uma roda de conversa e ofertamos informações sobre janeiro branco e também os serviços, se houver necessidade".
Mas ainda é perceptível uma certa rejeição por parte das pessoas, com aquela visão ultrapassada de que quem precisa de ajuda e cuidado são pessoas "loucas" ou com deficiência, mas cuidar da mente e indicados para todos os que buscam um certo equilíbrio na vida, seja ela pessoal, profissional, amorosa
A Psicologa Kelly relata que a campanha de janeiro branco ajuda a diminuir esse preconceito
"Historicamente já passamos por muitos obstáculos causados pelo preconceito com relação às questões mentais. Hoje, com as diversas formas de conscientização como a campanha Janeiro Branco, podemos dizer que muitos desses obstáculos estão sendo rompidos pelo conhecimento."
O CAPS seguem fazendo palestras para a população, os atendimentos estão disponíveis o ano todo para os quiterienses, pela manhã de 07H às 12H, já na parte da tarde das 14H as 17H, na sexta das 07H as 13H, CAPS é um serviço para toda a população e esta de portas abertas o ano todo, então busque ajuda em caso de necessidade ou para buscar se conhecer.
"O janeiro branco é de suma importância, mas deve ser mantido por todo o ano. As pessoas têm que buscar o melhor para elas, tem que buscar se conhecer, ter autoconhecimento em relação a elas, quando você percebe o que lhe faz deixa mal, o que lhe deixa triste, o que lhe deixa em uma situação ruim, você começa a perceber aquilo e começa a mudar, então se conheça vivencie cada vez mais e procure se colocar em primeiro lugar" Igor Ribeiro concluiu sua fala alertando a população.