23°C 38°C
Santa Quitéria, CE
Publicidade

Os bons ventos que trazem riqueza ao Ceará

Os bons ventos que trazem riqueza ao Ceará

29/01/2023 às 09h07 Atualizada em 30/01/2023 às 11h40
Por: Thiago Rodrigues
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Temos crescido com o impulso da Secretaria de Turismo do Ceará (Setur), que busca fomentar eventos para dar a resposta que essa demanda natural pede. Segundo Arialdo Pinho, que foi secretário do Turismo de 2015 a 2022, houve sensibilidade em perceber as vantagens do nosso litoral. Os números não deixam dúvidas. “Quando cheguei à secretaria, o kitesurf ainda tinha poucos adeptos no Ceará e no Brasil, mas compreendemos que tínhamos uma vantagem sobre os demais destinos brasileiros, pois já reuníamos todas as condições climáticas necessárias para nos tornamos um destino mundial nesse esporte. Kitesurf é considerado, no mundo atual, o esqui na água. Praticam crianças a partir de quatro anos até jovens com mais de 80 anos. Então, saímos para estruturar, tanto no Brasil como no exterior, publicidade e promoção, participação em feiras nacionais e internacionais, além de publicidade em redes sociais nos outros países”, detalha.

Praia do Cumbuco

A praia do Cumbuco, em Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza, foi destaque como destino tendência no Brasil, em 2022. O resultado apareceu em uma pesquisa de mercado feita pelo Airbnb. Os ventos do lugar atraem praticantes de esportes náuticos do mundo inteiro, até dando o apelido de “Hawaii do Kitesurf” para esse trecho do litoral. No último mês de setembro, o Cumbuco bateu o recorde mundial de kitesurfistas velejando ao mesmo tempo, tendo a marca anterior sido registrada no mesmo lugar. Mais de mil atletas de várias partes do mundo participaram do festival Winds for Future, quando foram registrados 884 kitesurfistas ao mesmo tempo na água. O recorde anterior era de 596 velejadores e havia sido registrado em 2019.

De acordo com a secretária do Turismo de Caucaia, Lívia Holanda, dados mostram que cerca de 10% do total de turistas que o Ceará recebe são motivados pela prática de esportes náuticos e o kitesurf é o principal deles. “Estamos aproximadamente três graus abaixo da linha do Equador, contamos com mais de 300 dias de sol por ano e temos um mar com temperaturas acima de 27°C. Os ventos fortes e constantes em relação aos demais locais do país são nosso principal diferencial. Já no segundo semestre temos um pico de ventos elevados entre os meses de agosto e dezembro, com rajadas diárias de 20 a 26 nós, podendo chegar a 50 nós. Para os que buscam diversão e aventura, sem dúvida nosso destino é o lugar ideal, pois temos toda estrutura necessária para receber os turistas e visitantes, seja na cidade ou na praia, durante o dia ou a noite”, reforça.

O OTIMISTA
Publicidade
Publicidade
Publicidade