Os professores decidiram em assembleia, aderir a uma paralisação geral que acontecerá na data, o Dia Nacional de Luta em Defesa da Aplicabilidade do Piso, cobrando a aplicação do reajuste de 14,95% para a categoria e pressionando para que as negociações com o Sindicato Apeoc avancem. Na quinta-feira (23), retorna normalmente aos trabalhos.
O Governo do Estado garante que está comprometido com o cumprimento. Mas passado dois meses do anúncio feito pelo governador Elmano de Freitas, até agora não divulgou publicamente a proposta de como, de fato, será aplicado, se terá repercussão em todos os níveis da carreira (além do médio, na graduação, especialização, mestrado e doutorado), nem qual será o percentual aumentado.
De acordo com a Secretaria Estadual de Educação, a remuneração de um professor em início de carreira, com 40h semanais na rede estadual, é de R$ 5.413,18, e para um professor, no último nível da carreira, com doutorado, é de R$ 15.348,17.