A Polícia Militar contará, diariamente, com 5.502 policiais militares todos os dias, com reforço em Itapipoca, Tianguá, Camocim, Quixadá, Morada Nova, Ibicuitinga, Aracati e Guaramiranga. Dentro do efetivo mencionado, parte dos agentes integram a Polícia Rodoviária Estadual, que fiscalizará o trânsito para coibir crimes e imprudência de motoristas e motociclistas nas rodovias.
Além da PRE, a ofensiva ainda conta com tropas do Policiamento Ostensivo Geral (POG), Comando de Policiamento de Choque (CPChoque), Comando de Policiamento Especializado (CPE), Comando de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) e Comando de Prevenção e Apoio às Comunidades (Copac). As ações contam ainda com o apoio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran).
Já a Polícia Civil manterá todas as Delegacias Regionais em regime de plantão.
O Corpo de Bombeiros vai complementar o efetivo para realizar ações de prevenção e monitoramento em praias, lagoas e açudes, além de atender ocorrências relacionadas ao resgate e ao salvamento de pessoas. O trabalho será realizado, diariamente, por 534 bombeiros militares, com apoio de viaturas, motos-aquáticas, botes e quadriciclos.
Nas CEs, 588 policiais militares serão empregados, por dia, com 54 viaturas, 65 motocicletas, 24 guinchos, duas bases móveis em 28 postos fixos e seis Postos de Fiscalização Avançados. Também haverá reforço no policiamento de trânsito em mais de 137 pontos de atuação, em operações com apoio do 1ºCRPM, Detran e AMC.