A SpaceX confirmou a data e horário do primeiro teste de voo orbital da Starship: ele está marcado para 9h (horário de Brasília) da próxima segunda-feira (17).
O teste de voo orbital é visto como fundamental para os planos futuros da empresa, já que o megafoguete foi projetado para missões tripuladas para a Lua e possivelmente Marte.
No lançamento marcado para segunda-feira, a SpaceX planeja executar uma série de tarefas espaciais, incluindo lançamento de satélites de próxima geração para o serviço de internet Starlink 2.0.
SpaceX planeja teste de voo orbital há meses
Segundo Elon Musk, cofundador e CEO da SpaceX, o veículo totalmente reutilizável de 120 metros de altura — que consiste em um primeiro estágio gigante chamado Super Heavy e uma espaçonave de estágio superior conhecida como Starship — poderia tornar a colonização de Marte economicamente viável no futuro.
O teste orbital do megafoguete era esperado para semana passada, mas a empresa precisou adiar os planos e definiu o dia 17 de abril como meta. A data foi confirmada após aprovação por parte dos órgãos reguladores dos EUA no fim da tarde de sexta-feira (15).
A janela de lançamento do foguete terá 150 minutos e começará às 9h de segunda-feira (17). A SpaceX transmitirá os testes no site oficial da empresa, como faz de costume.
Como será o primeiro voo orbital da Starship
|
Foto: SpaceX |
Se tudo correr conforme o planejado, um protótipo Super Heavy chamado Booster 7 lançará uma variante de estágio superior chamada Ship 24 para o céu partindo da Starbase, a instalação da SpaceX no sul do Texas.
Não muito depois da decolagem, o B7 cairá no Golfo do México, enquanto a Ship 24 segue sua viagem ao redor da Terra, circulando nosso planeta antes de mergulhar no Oceano Pacífico perto da ilha Kauai, no Havaí.
Olhar Digital