Hoje, se encontra com 69,43% da sua capacidade, mas chegou a alcançar no começo deste mês, 70,27% (aumentou 4,72m), suficiente para garantir o abastecimento de água em Santa Quitéria por um bom tempo.
Durante este período, um questionamento sempre era feito pela população e nunca 100% esclarecido: o por que das comportas do Serrote permanecerem abertas liberando uma grande vazão 24h por dia, sete dias por semana, sem interrupção, mesmo em tempos de chuva. Por segundo, são liberados 289 litros.
De acordo com Hiago Siqueira, coordenador do Núcleo de Operação da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (COGERH), é para suprir a toda extensão do rio Groaíras no segundo semestre e viabilizar abastecimento humano. "Esse rio cruza diversas localidades de Santa Quitéria, como Logradouro e Malhada Grande, e vai até o município de Groaíras, onde se encontra com o rio Acaraú. O trecho corresponde a mais de 70 km", explica.
O Edson Queiroz, bem como os reservatórios Araras (Varjota), Jaibaras (Sobral) e Taquara (Cariré), é responsável por contribuir, no período que não ocorre chuvas, para a manutenção do fluxo do rio Acaraú para atendimento as suas demandas.
Alguns critérios são levados em consideração pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Acaraú no processo de alocação negociada definida anualmente, como quantidade de água disponível no açude, as demandas a serem atendidas, o comportamento quanto a liberação e a evaporação.