Os médicos oftalmologistas Dr. Luís Ribeiro e Dra. Mirlândia Ribeiro explicaram mais sobre o diagnóstico de glaucoma e a grande quantidade de pacientes da cidade que procuram a clínica, já acometidos em grau avançado. “Disparadamente, Santa Quitéria tem uma proporção imensurável de casos e o nosso intuito é ajudar as pessoas a cuidarem e entenderem melhor dos problemas da visão, fazendo um trabalho da medicina mais humanizado”, ressaltou.
Na ocasião, foram verificadas a medida da pressão do olho e a visualização do nervo óptico, bem como avaliações e os participantes presenteados com brindes dos parceiros (Óticas Veja Mais, Óticas Luz, Óticas Global e Farmácia do Trabalhador Quiteriense).
A pessoa que perdeu parte da visão no decorrer dos anos não consegue recuperar, mas com o tratamento de forma adequada e acompanhamento, ocorre a estabilização da doença. Os fatores de risco são a hereditariedade, a diabetes, traumas oculares e a idade superior a 35/40 anos.
A Oftalmos oferece em Santa Quitéria, dez tipos de exames voltados ao glaucoma e trabalha também com outros procedimentos como catarata, pterígio e plástica ocular. “Trazemos o que há de tecnologia mais avançada, que antes só tinha em Sobral ou Fortaleza, para o município, que nos abraça, acolhe bem e sabe da seriedade do nosso trabalho”, destaca.