Os 184 municípios do estado do Ceará aderiram ao programa Saúde na Escola, resultado da parceria entre os ministérios da Saúde e da Educação, criado em 2007. Juntas, as cidades receberão R$ 4,8 milhões para desenvolver políticas de saúde e educação às crianças, adolescentes, jovens e adultos que estudam na rede básica.
Santa Quitéria deverá receber um total de R$ 31.676,00, para investimentos no programa, que culminem em melhorar a saúde dos educandos, reduzir a evasão escolar e a intermitência de frequência por problemas de saúde.
Os valores serão repassados segundo as demandas dos estudantes nos municípios integrados ao Saúde na Escola. Além disso, serão levados em consideração os quadros de estudantes que estejam em medidas socioeducativas, escolas rurais e instituições que contem com, pelo menos, 50% dos estudantes matriculados oriundos de famílias beneficiárias do Bolsa Família.
O objetivo é trazer à tona temáticas de promoção da cultura e da paz nas escolas, prevenção de violências, cuidados com a saúde sexual e debates sobre os direitos reprodutivos e a prevenção de IST’s (Infecções Sexualmente Transmissíveis). A previsão é de que mais de 25 milhões de estudantes sejam assistidos em todo o país.