Segunda, 19 de Janeiro de 2026
22°C 34°C
Santa Quitéria, CE
Publicidade

Campanha de doação de sangue em Santa Quitéria coleta mais de 110 bolsas

A ação busca conscientizar na população quiteriense sobre a importância da doação para manter estoques abastecidos

Thiago Rodrigues
Por: Thiago Rodrigues
13/09/2023 às 17h49
Campanha de doação de sangue em Santa Quitéria coleta mais de 110 bolsas
Fotos: Thiago Rodrigues/AVSQ

Mais de 110 pessoas compareceram nesta quarta-feira (13/09) ao Centro de Educação Infantil Júlia Lobo, em Santa Quitéria, para participar da campanha de doação de sangue do Hemoce, sendo considerado recorde de público, comparada com edições anteriores.

Muitos dos doadores, principalmente jovens a partir dos 16 anos, estavam ali pela primeira vez. Houve boa procura também para cadastro de medula óssea, reunindo informações de quem se dispõe a doar para os que vierem a necessitar de transplante. A ação busca conscientizar na população quiteriense sobre a importância da doação para manter estoques abastecidos.

Continua após a publicidade
Anúncio

"Toda vez que viemos a Santa Quitéria sempre é lotado, as vagas são contadas, porque tem o público doador que é bem assíduo, está toda vez, tem gente com 40 doações, de todos os perfis", destacou Andreza Carvalho, enfermeira do Hemoce. O sangue doado garante atendimento em cerca de 500 unidades de saúde na capital e no interior do Ceará, oferecendo serviço de qualidade e seguro para quem precisa de transfusão.

Para garantir a segurança do processo de doação, é fundamental que os doadores atendam a alguns requisitos. Entre eles, estão a idade entre 16 e 69 anos, estar em boas condições de saúde, pesar mais de 50 quilos, não estar em jejum, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas e evitar alimentos gordurosos nas três horas que antecedem.

Com uma única doação, quatro vidas podem ser salvas. Ao doar, são retirados aproximadamente 460ml, ou seja, menos de 10% do volume em circulação no corpo. Doar é um gesto solidário que salva vidas.