Um eclipse solar anular (ou anelar) poderá ser visto do Brasil neste sábado (14), com início em horário variável conforme a localidade do observador. O fenômeno, que acontece anualmente, ocorre quando a Lua se posiciona entre o Sol e a Terra, criando uma sombra sobre a estrela.
A possibilidade de observá-lo em Santa Quitéria será de forma parcial, devido à posição geográfica da cidade. O eclipse iniciará às 15h21, e alcançará seu máximo às 16h42, com término às 17h32, com uma duração total de duas horas e 11 minutos.
Apesar da beleza e da raridade do evento, é importante atentar para cuidados na hora de observar o céu. Importante lembrar que, em nenhuma hipótese, se deve utilizar negativos de foto, filme radiográfico (raio x), óculos de Sol, vidros esfumaçados e outros utensílios não certificados. Caso a observação seja feita diretamente, é necessário usar filtros específicos para barrar os raios ultravioletas que podem causar danos aos olhos.
Em parceria com entidades estrangeiras, o Observatório Nacional do Brasil vai transmitir o fenômeno pelo YouTube durante toda sua ocorrência, mesmo em outros países, a partir das 11h30.