Um adolescente de 17 anos, que estava sofrendo um acidente vascular cerebral (AVC), também conhecido como derrame, foi seu por seu cachorro da raça border collie . De acordo com o Metrópoles, o cão que se chama Axel, acordou os pais do jovem para sinalizar que ele não estava bem.
Conforme relatado pelos pais de Gabriel, Amanda e Daines Tannes, seu cachorro começou a arranhar a porta do quarto às 5 horas da manhã. Ao abrirem a porta, o cão se dirigiu ao quarto do adolescente, cujo comportamento estranho levantou preocupações na família. Eles abriram a porta e encontraram Gabriel com dificuldades na fala.
Diante da situação, os pais perceberam que algo estava errado e prontamente o levaram ao hospital. O boletim médico confirmou que o jovem havia sofrido um AVC devido a uma ruptura na artéria que fornece sangue ao cérebro. Felizmente, a ação de Axel, foi crucial para a recuperação de Gabriel.
O caso aconteceu no Texas, nos Estados Unidos. “É incrível que o cachorro deles tenha alertado e iniciado todo esse processo de fazer com que todos acordassem e descessem as escadas”, afirmou o diretor médico e neurocirurgião Sabih Effendi, ao programa Today Show.
A mãe do jovem afirma que Gabriel e Axel estão mais próximos do que nunca. “Ele agora está dormindo mais com Gabriel, e as portas de Gabriel estão abertas para que ele possa entrar e sair. Ele sempre foi muito sensível a tudo e às emoções de todos em casa”.