
Na tarde desta quarta-feira (23/11), a despedida do professor João Otávio Alencar de Oliveira, que faleceu decorrente de uma embolia pulmonar após um acidente de moto, fez a educação de Santa Quitéria parar para prestar homenagem ao profissional. Diversas pessoas vestidas de branco e segurando balões se reuniram para o sepultamento, em clima de comoção e tristeza.
A Prefeitura decretou luto oficial no município, cancelando as aulas da rede municipal na sede e na escola Dona Yolanda Queiroz, localizada no assentamento Juá, onde ele era coordenador.

O corpo do professor estava voltando de Fortaleza, onde ele havia ficado internado durante oito dias e foi a óbito aguardando por uma cirurgia no Instituto Dr. José Frota. A primeira parada foi na referida escola, enquanto que na entrada da cidade, diversos professores, alunos e familiares se reuniam à sua espera.
Juntos percorreram até a escola João Rodrigues Pinto, local em que João Otávio lecionou por anos e que os presentes estavam bastante emocionados, seguindo até à Igreja Bíblica de Santa Quitéria, onde ele congregava, para finalizar com um culto fúnebre.

Nas redes sociais, centenas de pessoas se manifestaram lamentando profundamente a perda do profissional, considerado um educador competente e esforçado. No dia seguinte, ele chegou a gravar um áudio num grupo de colegas, tranquilizando que estava bem, se mostrando otimista para o procedimento e agradecido pela vida.
No final da tarde do dia 13, ele retornava para a cidade acompanhado de uma outra educadora, quando próximo a entrada da fazenda Sabiá, um dos pneus da moto veio a estourar e provocando a queda dos dois.