22°C 36°C
Santa Quitéria, CE
Publicidade

Morre aos 88 anos, Cel. Mauro Mororó

Ao longo de sua larga história de vida, enalteceu o nome de Santa Quitéria nas várias funções que ocupou e eternizou a história de nosso município em seus livros publicados

Thiago Rodrigues
Por: Thiago Rodrigues
25/11/2023 às 19h28 Atualizada em 26/11/2023 às 21h57
Morre aos 88 anos, Cel. Mauro Mororó
Foto: Carlos Camelo

Faleceu na tarde deste sábado (25/11), aos 88 anos, o coronel Antônio Mauro Paiva Mororó.

Cel. Mauro vinha, ao longo dos anos, com a saúde debilitada também por conta da idade e hoje, chegou a dar entrada no Hospital Municipal devido algumas complicações e no momento em que estava sendo preparada a sua transferência, não resistiu a uma parada cardiorespiratória e foi a óbito.

Ao longo de sua larga história de vida, enalteceu o nome de Santa Quitéria nas várias funções que ocupou. Como militar, serviu por quase trinta anos na Força Aérea Brasileira, com destaque para o Serviço Regional de Proteção ao Voo em Recife (PE), sendo condecorado por diversas vezes em reconhecimento aos trabalhos prestados à Aeronáutica.

Como escritor e historiador, Paiva Mororó se eternizou com a publicação de quatro livros que registram a história de nosso município, sendo "Santa Quitéria História" a sua obra mais conhecida e uma fonte riquíssima de conteúdos que remontam desde nossos fundadores, sendo sempre uma referência em pesquisas, entrevistas, trabalhos acadêmicos e muitos outros que o procuravam para tratar deste assunto.

Mauro também sempre foi uma pessoa muito ligada a fé, com envolvimento direto nas atividades religiosas na Paróquia e à frente da sua tradicional noite social da Festa da Padroeira. Era agropecuarista, sendo a fazenda São Roque/Cabeceiras uma de suas maiores paixões e sempre buscava estar próximo do povo do campo, levando semalmente informações sobre as chuvas através do programa "Rotary e a Comunidade", na rádio Itataia.

Foi fundador e presidente do Rotary Club de Santa Quitéria, por diversas vezes, além de coordenador do extinto Campus Avançado da UVA e diretor do Departamento Municipal de Trânsito.

O corpo será velado no Salão Paroquial ao longo da noite.