
Com dois anos de criação, o Ceará Credi, programa do Governo do Ceará que oferece crédito visando ampliar oportunidades de trabalho dos microempreendedores, já viabilizou o empréstimo de mais de R$ 937 mil para mais de 280 pequenos empreendedores em Santa Quitéria, injetando diretamente na economia local, segundo a Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (ADECE).
Em 2024, a iniciativa terá um incremento para todo o estado, devido a baixa inadimplência e o avanço na renda das pessoas que contrataram, conforme anunciado recentemente pelo governador Elmano de Freitas. O programa, além de oferecer dinheiro por meio de empréstimo, também disponibiliza capacitação empreendedora e educação financeira para as pessoas que mais necessitam de apoio para se fortalecer e se estabelecer como empreendedoras.
Desde 2021, são 281 microempreendedores atendidos no município, e 256 beneficiados com o crédito, dentre MEIs, informais, trabalhadores autônomos, desempregados e agricultores familiares. Sobre o que deve ser direcionado para Santa Quitéria no próximo ano dentro dos R$ 60 milhões prometidos para financiamento, a agência ponderou que depende da demanda que for apresentada.
São duas linhas de crédito: Capital de Giro, exclusiva para a compra de insumos, matéria-prima e produtos acabados; e Investimento Fixo ou Misto, destinada à aquisição de máquinas, utensílios e equipamentos, e abertura de novos negócios mais capital de giro, podendo o cadastro ser solicitado de forma online pelo portal do governo.