
Boa parte do município de Santa Quitéria registrou chuvas neste domingo (17/12). As precipitações iniciaram durante a tarde e se estenderam até o começo da madrugada de hoje (18), com muitos relâmpagos e trovões. Segundo a Funceme, a maior chuva de ontem foi na fazenda Luva, que contabilizou 46 milímetros.
Conforme a fundação, Santa Quitéria e o restante do estado tem um “risco médio” de receber chuvas fortes e tempestades. “Não se descarta a possibilidade de ocorrências de acumulados de chuva, chuva de granizo, bem como descargas elétricas e ocasionais rajadas de vento no Ceará”, informou.
A previsão do tempo para o estado, no geral, indica chuva em todas as macrorregiões até a quarta-feira (20), com intensidade variando de moderada a forte, especialmente nesta segunda-feira. Na terça e quarta-feira, a expectativa é de chuvas com intensidade de fraca a moderada ao longo do dia.
A ocorrência dessas chuvas está associada à presença de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), com seu centro localizado sobre o estado da Bahia, e ao avanço de áreas de instabilidade provenientes do leste do Nordeste do Brasil, além dos efeitos locais como temperatura e relevo.