A Rádio Itataia de Santa Quitéria promoveu na noite de sexta-feira (26/01), a entrega do Troféu Haroldo Martins a cinco homenageados, por ocasião do aniversário de 37 anos da emissora e reconhecendo os relevantes serviços prestados por cada um no município.
O evento, realizado no auditório da CDL, também foi um momento para apresentar aos quiterienses, o processo de migração de AM para FM (frequência modulada), que está em andamento no Ministério das Comunicações. Após quase quatro décadas operando em 890 khz, a primeira rádio quiteriense mudará para esta nova tecnologia, levando mais qualidade na transmissão do seu sinal.
A comenda leva o nome do fundador da emissora, que também fez história em Santa Quitéria como prefeito e ex-deputado estadual, sendo conferida a três entidades e duas pessoas, nas áreas de desenvolvimento social, cultural, religiosa e comercial.
A solenidade contou com a presença da família diretora da Itataia (Haroldo e Socorro Martins e João Bosco Bastos), comunicadores, empresários, ouvintes e familiares dos homenageados. A festa ganhou um toque a mais de emoção, devido a despedida de Pe. Fábio Nascimento, cujo paroquiato chega ao fim no município.
"A migração representa o marco maior de que, não se deve lutar com a tecnologia. Tem que se reiventar, adaptar. Demoramos bastante, mas já estamos comprando transmissor, vamos colocar uma antena maior, para que a gente continue abrangendo pelo menos a parte maior de Santa Quitéria", explicou João Bosco, estimando que ainda neste primeiro semestre de 2024 a nova Itataia FM entre no ar, em caráter experimental.