Segunda, 19 de Janeiro de 2026
22°C 34°C
Santa Quitéria, CE
Publicidade

"A igreja católica é contra a mina de Itataia", declara bispo Dom Vasconcelos durante missa de posse

É a primeira vez que a Cúria Diocesana se manifesta de forma firme sobre este assunto, perante à comunidade quiteriense

Thiago Rodrigues
Por: Thiago Rodrigues
05/02/2024 às 16h08
Foto: Thiago Rodrigues/AVSQ

Durante a missa de posse do novo pároco de Santa Quitéria, na noite de ontem (04/02), o bispo diocesano de Sobral, Dom José Luiz Gomes de Vasconcelos, manifestou o posicionamento da Diocese contrário à exploração da jazida de urânio e fosfato em Santa Quitéria.

Ao final da celebração, ele citou duas "preocupações e tristezas", mencionando o recente processo de concessão do Parque Nacional de Jericoacoara à iniciativa privada e o projeto de Itataia em Santa Quitéria. "A igreja não apoia, não ver com bons olhos, se preocupa muito. Pode parecer para alguns oportunidade de prosperidade, de progresso, mas poderá ser também, possivelmente, se assim continuar será, o desmoronamento de toda essa história construída. A igreja católica é contra a mina de Itataia e pedimos a Maria que passe na frente", declarou o religioso.

Continua após a publicidade
Anúncio
 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por A Voz de Santa Quitéria (@avozdesantaquiteria)

É a primeira vez que a Diocese se manifesta de forma firme sobre este assunto, perante à comunidade quiteriense. No entanto, em 2015, durante visita pastoral do bispo, ele esteve no distrito de Riacho das Pedras em reunião com lideranças e comunidades vizinhas em "orientações da Igreja em favor da vida", além da participação da Cáritas Diocesana como um dos movimentos contrários ao processo de exploração.