Segunda, 19 de Janeiro de 2026
22°C 34°C
Santa Quitéria, CE
Publicidade

Governo Federal pode "resgatar" projeto da Academia da Saúde em Santa Quitéria, que nunca foi concluída e já foi demolida

A decisão cabe a cada município, que analisará se tem o interesse de retomar, assim como a viabilidade

Thiago Rodrigues
Por: Thiago Rodrigues
07/02/2024 às 09h10 Atualizada em 07/02/2024 às 09h19
Governo Federal pode
Fotos: Governo Federal

280 equipamentos ligados à área da saúde, cujas obras estão paradas, inacabadas ou sequer iniciadas, em 94 cidades do Ceará, poderão ser retomadas. Isto porque, o Governo Federal está disponibilizando aos municípios, a oportunidade da repactuação, ou seja, transferir recursos financeiros para a conclusão das estruturas, mesmo se o valor original já tiver sido todo repassado, além de vantagens para os entes federativos que aderirem.

A decisão cabe a cada município, que analisará até o próximo dia 12 e informará ao Sistema de Investimentos do SUS, se tem o interesse de retomar, assim como a viabilidade.

Continua após a publicidade
Anúncio

Dentre estas obras, está a Academia da Saúde de Santa Quitéria, datada de 2014, durante a gestão do ex-prefeito Fabiano Lobo, avaliada em R$ 100 mil. Deste valor, foi pago apenas 20%. O equipamento consiste na implantação de espaços públicos nos quais são ofertadas práticas de atividades físicas para a população, principalmente aos grupos de maior risco. Ela consta no Sistema de Monitoramento de Obras com status “em cancelamento”.

Inicialmente, seria construída na pequena pracinha ao lado da Igreja Matriz, no entanto, acabou transferida para a Rua Maria de Lourdes, próximo ao colégio Paulo Freire. A obra parou na segunda etapa em 2016, com 40% de execução, já estando com os alicerces feitos e começando a levantar as paredes.

Passados sete anos, o que restou da estrutura foi demolida, com o terreno sendo preparado para a abertura da rua Professora Maria Júlia Andrade.