
O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu a situação de emergência no município de Santa Quitéria, que sofre com a estiagem. O reconhecimento foi publicado na edição de quinta-feira (08/02) do Diário Oficial da União.
Com a medida, a prefeitura já pode solicitar recursos do Governo Federal para executar ações de assistência humanitária, como compra de cestas básicas e de água potável e aluguel de caminhões-pipa.
Mediante o avanço do fenômeno El Niño na região, o Município, através da Secretaria de Agricultura, vem realizando ações para minimizar os impactos para os agricultores, como o reforço no abastecimento de cisternas tendo, inclusive, contratado apoio extra. Além disso, possibilita a eles realizarem a renegociação de dívidas, como empréstimos rurais, junto aos bancos.
Além disso, a equipe gestora vem acompanhando as orientações da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) e Secretaria de Recursos Hídricos (Sohidra) do Estado, que monitoram o avanço do evento climático, seguindo sempre as orientações dos órgãos para as tomadas de decisões.