24°C 37°C
Santa Quitéria, CE
Publicidade

Lula diz que 5 anos é pouco para governar e que é contra ideia de acabar com a reeleição

Presidente se manifestou sobre o tema em confraternização com o presidente do Senado e líderes partidários

Thiago Rodrigues
Por: Thiago Rodrigues Fonte: O Globo
06/03/2024 às 10h02
Lula diz que 5 anos é pouco para governar e que é contra ideia de acabar com a reeleição
Pedro Gontijo/Senado Federal

O presidente Luiz Inácio Lula da SIlva afirmou a senadores ser contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que acaba com a reeleição para cargos no Poder Executivo. Em confrarternização com parlamentares e ministros no Palácio da Alvorada na noite dessa terça-feira, argumentou considerar um mandato só como pouco tempo para um presidente governar.

A iniciativa de acabar com a reeleição é articulada pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e o texto deve ser apresentado pelo senador Marcelo Castro (MDB-PI). Ambos os parlamentares estavam presentes no evento em que Lula criticou a ideia.

Pacheco já disse em mais de uma ocasião que o instituto da reeleição não faz bem para o país. Defensores da proposta dizem que o mecanismo deixa os políticos em estado de campanha permanente.

Além de Lula, a ideia já foi criticada pela presidente do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PR), que classificou a iniciativa como "oportunista e retrocesso". Como forma de responder as críticas, Pacheco tem ressaltado que a medida só valeria a partir de 2030, o que não impediria Lula de concorrer a reeleição em 2026.

O assunto, no entanto, conta com apoio de parte da base do governo no Senado, como o do próprio líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA), que disse na semana passada ser favorável à proposta. A fala do senador petista chegou a provocar uma nova reação da presidente do PT, que disse que a posição do parlamentar não é a do partido.