23°C 37°C
Santa Quitéria, CE
Publicidade

Chocolate mais caro: mesmo com alta nos preços, previsão é de aumento de vendas na Páscoa

Dados da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (Fecap) indicam que os ovos de chocolate estão, em média, 15% mais caros neste ano

19/03/2024 às 09h47
Por: Thiago Rodrigues Fonte: Terra
Compartilhe:
Tiago Queiroz / Estadão
Tiago Queiroz / Estadão

Para quem gosta de ‘adoçar a boca’ das pessoas que ama na Páscoa, é bom preparar o bolso: neste ano, os ovos de chocolate estão com um aumento médio de 15% com relação a 2023. No caso de ovos com recheio ou brinquedos, o aumento pode chegar a 20%, segundo dados da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (Fecap).

“O preço do cacau, principal ingrediente do chocolate, disparou em 2024 [com alta de 35% desde o início do ano], impactando diretamente os custos de produção dos ovos, bombons e barras”, explicou a doutora em Economia Aplicada, Nadja Heiderich, professora na Fecap. Mesmo assim, a Associação Paulista de Supermercados (Apas) projeta 4,5% de aumento de vendas de ovos de chocolate, em comparação a 2023. 

No ano passado, segundo dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o varejo brasileiro faturou cerca de R$ 2,5 bilhões com ovos de chocolate. Em paralelo, a Associação Brasileira das Indústrias de Chocolates registrou um aumento de 6% nas produções ao longo de 2023.

A especialista analisa que o aumento nos preços dos ovos de chocolate é um movimento que tem se intensificado, principalmente, após a pandemia - tanto pelo preço do cacau no mercado internacional, quanto pela alta de outros insumos importados e embalagens. 

Por conta de os ovos de páscoa serem itens com maior valor agregado, principalmente quando contam com embalagens sofisticadas, Nadja aponta uma tendência dos consumidores optarem por bombons e barras de chocolate. Esses itens também registram um aumento médio de 10% em seus valores com relação a 2023, mas menos do que os tradicionais ovos.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade