22°C 30°C
Santa Quitéria, CE
Publicidade

Santa Quitéria obtém nota 5,3 no IOEB, índice que mede acesso à educação de qualidade

Nesta nova edição, superou a média nacional, mas não ultrapassou a estadual

03/04/2024 às 12h55 Atualizada em 03/04/2024 às 13h05
Por: Thiago Rodrigues
Compartilhe:
Bruno Alves/PMSQ
Bruno Alves/PMSQ

Santa Quitéria obteve nota 5,3 em acesso ao ensino de qualidade, conforme o Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (IOEB) 2023, cujos resultados foram divulgados nesta quarta-feira (27/03), analisando as oportunidades de educação oferecidas para mais de 9,2 mil crianças e adolescentes no município.

O indicador é feito a partir dos resultados do Censo Escolar e do Sistema de Avaliação da Educação Básica, que analisam não só a aprendizagem dos estudantes, mas também os insumos, ou seja, as condições da política educadional.

Em 2021, ano do último IOEB divulgado, a cidade havia pontuado 5,1. E nesta nova edição, superou a média nacional (5,1), mas não ultrapassou a estadual (5,5), apesar de manter uma tendência de crescimento. Quem obteve o melhor resultado na região foi Catunda, com nota 6,3.

O IOEB, elaborado pela Roda Educativa, é um índice público bienal que analisa e compara como cada município, estado, Distrito Federal, e o país como um todo, está contribuindo para o sucesso educacional dos indivíduos que nele vivem.

“A melhora das oportunidades, na perspectiva do Ioeb, só pode se dar pela corresponsabilização, pela efetivação do regime de colaboração entre Estados e municípios, e da colaboração entre municípios e das parcerias com a sociedade civil”, diz a diretora-presidente da Roda Educativa, Tereza Perez.

Publicidade
Publicidade
Publicidade