
Mais de 120 pessoas compareceram na manhã desta terça-feira (09/04), à Creche Júlia de Mesquita Lobo, para participar da campanha de doação de sangue em Santa Quitéria, promovida pelo Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) em parceria com a Secretaria de Saúde. O momento, que acontece a cada três meses, garante o estoque de bolsas de sangue abastecido na região.
Conforme a enfermeira responsável Eveline Oliveira, muitos quiterienses tem se adaptado a agendar a sua coleta de forma antecipada, através do telefone, WhatsApp (88) 3677-1512 ou pelo Portal do Doador. "Santa Quitéria tem um perfil de onde conseguimos ser bem numerosos, na última vez que realizamos tivemos quase 120 bolsas e viemos nessa perspectiva. Agradecemos à população que sempre se coloca disposta a ajudar", destacou.
A fidelização do doador em manter o gesto de solidariedade com constância é importante porque, ao doar sangue, o material passa por uma série de testes até ser liberado para a transfusão. O Hemoce relembra que homens podem doar a cada dois meses, até quatro vezes ao ano; as mulheres podem doar a cada três meses, até três vezes ao ano.

Ivanna Cassimiro doou pela 1ª vez e conta a sensação de participar deste gesto: "já tinha tentado outras vezes, mas hoje deu certo e é uma sensação muito boa de poder salvar vidas, foi tranquilo". Para a Suzete Anselmo, do bairro Primavera, já são 11 anos de assiduidade e "a cada doação, me fortalece saber que estou ajudando".
Para ser um doador de sangue, é preciso estar saudável, bem alimentado, pesar acima de 50 kg, ter entre 16 e 69 anos e apresentar um documento oficial com foto.