
Mais de 650 animais foram cadastrados ao longo desta semana, para participarem do primeiro mutirão de castrações de cães e gatos em Santa Quitéria. Tutores que são inscritos no Cadastro Único e que cuidam de animais de rua, compareceram ao Parque Ecológico para registrarem seus cães, cadelas, gatos e gatas, sendo esta última o maior número de participantes.
A partir da próxima segunda-feira (29/04), as castrações serão realizadas, com uma equipe da Associação dos Animais Indefesos entrando em contato com cada responsável para informar a data e o horário dos procedimentos. A campanha prioriza inicialmente as fêmeas, porém, todos os animais passarão por consulta e avaliação prévias para garantir seu estado de saúde.
Para a realização deste mutirão, inicialmente foi empenhado R$ 80 mil através de emenda do deputado federal Célio Studart, conhecido por seu engajamento nessa causa e logo em seguida, a Prefeitura Municipal assegurou mais R$ 120 mil, de recursos próprios, para que possa atender a maior quantidade possível.
A castração é fundamental não apenas para o controle populacional, mas também para prevenir uma série de problemas de saúde, incluindo tumores de testículo, próstata e mamários. Além disso, eles tendem a ficar mais calmos, caseiros e menos propensos a comportamentos agressivos, contribuindo assim para a redução do abandono nas ruas.