20°C 33°C
Santa Quitéria, CE
Publicidade

Pré-candidato a prefeito no interior do Ceará é multado em R$ 15 mil por propaganda antecipada

Evento com serviços gratuitos e divulgação motivaram ação da Justiça

09/07/2024 às 13h58 Atualizada em 10/07/2024 às 01h25
Por: Josyvânia Monteiro Fonte: O Povo
Compartilhe:
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O pré-candidato a prefeito de Acaraú, Márcio Roney Mota Lima foi condenado ao pagamento de multa no valor de R$ 15 mil. A Justiça entendeu que ele praticou propaganda eleitoral antecipada ao promover e divulgar edições do evento "Caravana da Saúde" no município distante 237,9 quilômetros de Fortaleza.

A representação do Ministério Público Eleitoral (MPE), expedida pela Promotoria da 30ª Zona Eleitoral, compreendeu que o postulante descumpriu a legislação ao promover o lançamento da pré-candidatura na ocasião.

Iniciado no último outubro, evento chegou à oitiva edição em maio deste ano e oferecia serviços gratuitos à população, tais como atendimentos médico e odontológicos, além de corte de cabelo. Márcio Roney é médico e empresário.

Para Justiça eleitoral, a mobilização de grande porte pode dar aos concorrentes com mais recursos a possibilidade de vantagem no processo eleitoral. Apesar da determinação, o pré-candidato ainda pode recorrer.

Sem mencionar o assunto, nesta segunda-feira, 8, Márcio Roney publicou nas redes sociais um vídeo com a frase "os humilhados serão exaltados".

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a propaganda eleitoral é aquela que busca captar votos do eleitorado. Entre outros critérios, a legislação prevê que esse tipo de propaganda pode ser veiculada somente a partir de 16 de agosto do ano do pleito.

Eleições 2024
Sobre o blog/coluna
Página especial com a cobertura das Eleições 2024, onde acompanharemos de perto os acontecimentos políticos que moldarão o futuro da nossa cidade.
Ver notícias
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade