O projeto quiteriense “Transformando Vidas Através do Esporte”, desenvolvido pela professora Dayane Siqueira Magalhães, foi homenageado pela Secretaria do Esporte do Ceará (Sesporte) na 1ª edição do Festival Agosto da Juventude. A edição que aconteceu nos dias 8, 9 e 10 de agosto em Fortaleza, reuniu jovens de todo o Ceará para participar de shows, apresentações, debates, oficinas, exposições e ações socioculturais.
Atualmente, o projeto desenvolvido na EMEI João de Mesquita Braga, no distrito de Trapiá, beneficia mais de 150 crianças e adolescentes. Ainda neste ano de 2024, ganhou o concurso de Emendas Participativas, promovido pelo gabinete do deputado federal Idilvan Alencar e recebeu R$200 mil para investimentos.
“As atividades são organizadas para não atrapalhar o rendimento escolar dos alunos e sim para contribua, não apenas no aprendizado, mas também fora na questão social de formar o cidadão. A escola vem apoiando, estamos aguardando algumas premiações para poder ampliar, eu acredito que o apoio da escola é essencial para existência e para obter o resultado”, enfatizou a professora no evento.
O projeto, que amplia o acesso ao esporte na zona rural de Santa Quitéria, busca promover a cidadania, equidade de gênero, desenvolver áreas psicomotoras, estimular a convivência social e premiá-los em diversas modalidades para incentivar os jovens e garantir mais qualidade de vida.
A região do Trapiá vem sendo destaque no esporte em nível municipal, regional e estadual, colecionando resultados positivos em vários âmbitos, na qualidade de vida e também relacionado as questões sociais.