22°C 37°C
Santa Quitéria, CE
Publicidade

Ideb 2023: Ceará tem avanços no fundamental e fica abaixo da meta no ensino médio

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (ldeb) 2023 foi divulgado nesta quarta-feira (14).

15/08/2024 às 09h14
Por: Raflézia Sousa Fonte: G1 Ceará
Compartilhe:
Divulgação
Divulgação

O Ceará teve avanços no ensino fundamental, mas o desempenho no ensino médio novamente ficou abaixo da meta, conforme dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (ldeb) divulgados nesta quarta-feira (14).

 Entenda:

  • O Ceará alcançou 6,6 pontos nos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º) e 5,5 pontos nos anos finais (6º ao 9º). Com isso, nos anos iniciais o estado avançou e teve 1,2 pontos a mais do que a meta estabelecida no primeiro ciclo ldeb (5,4).
  • O Ceará, no entanto, não bateu a meta referente ao ensino médio, onde registrou 4,3 pontos (a meta era 5,2). Apesar de alguns estados terem se destacado nas três etapas avaliadas, o Brasil só superou a meta nos anos iniciais do ensino fundamental.

Para o Ministro de Estado da Educação, Camilo Santana, o resultado do Ideb reforça a importância de o MEC seguir atuando junto aos estados e aos municípios para a superação das desigualdades educacionais.

“Estamos cientes do tamanho do nosso desafio para garantir uma educação pública de qualidade para todos. Por isso, estamos investindo em programas transformadores como o Pé-de-Meia e o Escola em Tempo Integral”, defendeu.

O Ceará conquistou o melhor resultado do Brasil nos anos iniciais (1º ao 5º ano) e nos anos finais (6º ao 9º ano), considerando apenas a rede pública de ensino. Além disso, a rede estadual registra o terceiro melhor índice do Brasil na avaliação de Ensino Médio tradicional e Médio integrado à Educação Profissional.

O Indicador foi criado em 2007 e é divulgado a cada dois anos. Ele avalia o desempenho dos alunos principalmente em matemática, língua portuguesa, além do número de aprovados e reprovados.

Publicidade
Publicidade
Publicidade