Agentes da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) apreenderam 29 aves silvestres e prenderam dois homens, pai e filho, que mantinham os animais em cativeiro em um imóvel em Fortaleza, no bairro Mucuripe. A ação policial foi efetuada na manhã desta quarta-feira (11).
Conforme informado, os agentes souberam do caso a partir de uma denúncia anônima. Com isso, equipes da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), unidade especializada da PCCE, se deslocaram até o imóvel indicado. No local, os policiais civis realizaram uma busca e encontraram os 29 pássaros em gaiolas.
Os dois homens, um de 62 anos e outro de 33 anos, foram autuados em flagrante. Segundo a polícia, os animais silvestres eram mantidos em cativeiro pelo idoso, no local. Durante a captura do pai, o filho ainda desacatou os policiais civis, xingando-os.
Os homens foram conduzidos para a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente, onde foi lavrado um termo circunstanciado de ocorrência (TCO) por manter animal silvestre em cativeiro, contra o homem de 62 anos; e um TCO por desacato, contra o homem de 29 anos.
As aves apreendidas foram encaminhadas ao Centros de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), onde são acompanhadas por especialistas para serem depois reintegrados à natureza.