Uma igreja católica foi alvo de furto em Sorocaba, no interior paulista, na tarde da última quinta-feira, 28. Entre os artigos religiosos levados pelos criminosos estavam as hóstias, além de outros itens de valor religioso. Os invasores arrombaram as portas da cozinha e da capela, causando grandes danos materiais e espirituais. Até o momento, ninguém foi preso.
Os criminosos furtaram diversos objetos, como fiação elétrica, equipamentos de som, objetos litúrgicos e até uma roçadeira. Além disso, eles violaram o Sacrário e profanaram as hóstias da reserva eucarística, configurando um grave atentado à fé católica.
Enquanto isso, a Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo informou que a Polícia Militar atendeu à ocorrência por volta das 13h30 na capela Santa Cruz.
Ao chegarem ao local, os policiais conversaram com o responsável pela manutenção da igreja. Durante o diálogo, ele relatou o desaparecimento de diversos itens, como equipamentos de som, uma roçadeira, fios elétricos, vasos e outros objetos de valor religioso.
Diante do ocorrido, o pároco da paróquia, Pe. Sérgio Murilo Scudeler, informou que, por ora, todas as atividades da capela estão suspensas até que se realizem o necessário restauro e o rito de desagravo. Este rito, por sua vez, é essencial para reconsagrar o local após a profanação.
Além disso, Pe. Sérgio convocou a comunidade paroquial a unir-se em oração, confiando na justiça divina e pedindo a proteção da Virgem Maria. Nesse contexto, ele também destacou a importância de rezar pela conversão dos responsáveis pelo ato, bem como pela segurança de todos.
Conforme a investigação, até o momento, ainda não há informações concretas sobre o número de envolvidos no crime.
Por esse motivo, a vítima foi orientada a registrar um boletim de ocorrência, a fim de formalizar a denúncia e, consequentemente, possibilitar o prosseguimento das investigações.