23°C 37°C
Santa Quitéria, CE
Publicidade

Sobral recebe 1º Centro de Referência em Direitos Humanos do interior do Ceará

Unidade conta com profissionais especializados para prestar auxílio psicológico ou jurídico a pessoas vítimas de violações de direitos humanos.

Raflézia Sousa
Por: Raflézia Sousa Fonte: G1 Ceará
18/12/2024 às 14h00
Sobral recebe 1º Centro de Referência em Direitos Humanos do interior do Ceará
Gabriela Vieira/Sedih

Foi inaugurado nesta quarta-feira (18) no município de Sobral, na região norte do Ceará, o primeiro Centro de Referência em Direitos Humanos (CRDH) do interior do Ceará. O equipamento fica localizado na sede da Casa do Cidadão de Sobral e oferece atendimento para vítimas de violências.

O CRDH conta com profissionais especializados no atendimento a pessoas vítimas diretas ou indiretas de violações de direitos humanos. Nestes locais, é possível obter auxílio psicológico e jurídico, como modo de facilitar o acesso à justiça.

Continua após a publicidade
Anúncio

Entre os serviços prestados no local, estão:

  • mediação de conflitos por moradia;
  • orientação para acesso a direitos sociais como educação, saúde e previdência social;
  • encaminhamento de casos de possíveis violações de direitos humanos junto a órgãos da rede de defesa de direitos humanos;
  • denúncia de crimes de ódio e intolerância como racismo, LGBTfobia, violência urbana, violência contra a pessoa idosa, entre outros;
  • apoio ao combate ao trabalho escravo e tráfico de pessoas;

A inauguração da unidade de Sobral contou com a presença da secretária dos Direitos Humanos do Ceará, Socorro França, e do atual prefeito do município, Ivo Gomes.

“Ampliar os serviços de defesa dos direitos humanos é uma forma de contribuir com a redução e prevenção de crimes violentos no Ceará. Chegamos a Sobral com o Centro de Referência em Direitos Humanos para garantir a atenção adequada às vítimas de violência, além de promover a dignidade da pessoa humana”, afirma a secretária.

Além do CRDH de Sobral, existe outra unidade em Fortaleza, criada em dezembro de 2013, e que presta os mesmos serviços de auxílio jurídico e psicológico.

O atendimento no CRDH pode ser feito de forma presencial ou pelo Sistema de Ouvidorias do Estado do Ceará, pelo Disque 155, pelo Disque 100 ou pelo WhatsApp institucional (85) 98956-5349.