21°C 33°C
Santa Quitéria, CE
Publicidade

Preço do ovo dispara no atacado e preocupa supermercados

Diversos fatores têm contribuído para o aumento nos preços dos ovos, como a alternativa mais acessível às carnes e a proximidade da Quaresma

Thiago Rodrigues
Por: Thiago Rodrigues Fonte: Tribuna de Jundiaí
18/02/2025 às 01h18
Preço do ovo dispara no atacado e preocupa supermercados

O aumento acentuado nos preços dos ovos tem provocado grande preocupação entre diversos setores, incluindo supermercados, feirantes e, principalmente, os consumidores. Essa alta, que se intensificou na segunda quinzena de janeiro, conforme apontado pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras), é observada diariamente nas regiões produtoras.

Diversos fatores têm contribuído para o aumento nos preços dos ovos. Primeiramente, muitos consumidores têm buscado nos ovos de galinha uma alternativa mais acessível às carnes, cujos preços também têm apresentado alta.

Continua após a publicidade
Anúncio

Além disso, a proximidade da Quaresma, período que se estende de 5 de março a 17 de abril, tradicionalmente aumenta a demanda por ovos, já que muitas famílias evitam o consumo de carne vermelha durante esse período.

Em nota oficial, Marcio Milan, vice-presidente da Abras, expressou a preocupação do setor. “As empresas iniciaram a programação para abastecimento das lojas visando atender à demanda sazonal da Quaresma. No entanto, as restrições na oferta e os sucessivos aumentos de preços estão causando preocupação nos supermercados. Além disso, a alta nos preços de outras proteínas fez com que os consumidores recorressem mais aos ovos de galinha”.

Os dados divulgados pelo Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada) da USP revelam que o preço dos ovos no atacado atingiu o maior nível histórico em termos nominais desde o início da série em maio de 2013.