Na madrugada desta sexta-feira (27), às 3h45, uma mulher de 36 anos, moradora de Raimundo Martins, distrito Santa Quitéria, faleceu na Santa Casa da Misericórdia de Sobral após complicações causadas por meningite bacteriana.
Ela havia dado entrada no Hospital Municipal na última terça-feira (17), apresentando sintomas como desorientação e vertigem. Diante do agravamento do quadro clínico, foi entubada e transferida para Sobral, onde recebeu atendimento especializado.
A equipe de saúde realizou o bloqueio entre os familiares e os profissionais que tiveram contato direto com a paciente, como medida preventiva.
A meningite é uma inflamação das meninges, que são as membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. Ela pode ser causada por bactérias, vírus, fungos e protozoários, bem como por traumatismos.
As meningites bacterianas são mais graves e têm como sintomas febre alta, irritabilidade ou apatia, mal-estar, vômitos, dor forte de cabeça e no pescoço, dificuldade para encostar o queixo no peito e, às vezes, manchas vermelhas espalhadas pelo corpo.
Normalmente, a transmissão acontece de uma pessoa para outra, pelo ar, através de gotículas e secreções do nariz e da garganta. Ela pode ocorrer também ao consumir água ou alimentos contaminados, ou ao entrar em contato com fezes.
A principal forma de prevenção da meningite é a vacinação, mas outras medidas importantes também são: manter a higiene pessoal e dos ambientes, evitar aglomerações e procurar atendimento médico imediato ao apresentar sintomas.