O ex-candidato a prefeito de Hidrolândia, Jerbinho do Totonho, anunciou ontem (30) em suas redes sociais, que o grupo de oposição ao prefeito Luan Xavier ganhou mais dois reforços e passam a ser maioria na Câmara Municipal, com a chegada dos vereadores Elixandro da Água e Jailson.
“Mais do que números, é um movimento de coragem, verdade e compromisso com o povo. Seguiremos firmes, fiscalizando, denunciando o que for preciso e lutando por uma Hidrolândia mais justa e transparente”, publicou.
Na prática, ter seis vereadores, de 11 no total, representa poder numérico para aprovar ou rejeitar projetos de lei, pedidos de requerimentos e outras proposições que tramitam no Legislativo. Além disso, essa força pode intensificar o papel fiscalizador da Câmara sobre as ações da Prefeitura, acompanhando com maior rigor contratos, gastos públicos, nomeações e políticas públicas.
A atuação da oposição com maioria, portanto, será determinante nos próximos meses, tanto para a estabilidade política quanto para o avanço — ou bloqueio — de iniciativas do governo Luan.