22°C 33°C
Santa Quitéria, CE
Publicidade

Ipu é reintegrado ao Mapa do Turismo Brasileiro e ganha visibilidade nacional

O anúncio foi feito por meio das redes sociais da Prefeitura, que destacou a importância da conquista para o fortalecimento das políticas públicas voltadas ao desenvolvimento do setor.

Raflézia Sousa
Por: Raflézia Sousa Fonte: Ipu Notícias
10/07/2025 às 07h55
Ipu é reintegrado ao Mapa do Turismo Brasileiro e ganha visibilidade nacional
Reprodução

O município de Ipu, na região da Serra da Ibiapaba, celebrou nesta semana sua reintegração oficial ao Mapa do Turismo Brasileiro, conforme atualização de julho de 2025 divulgada pelo Ministério do Turismo. O anúncio foi feito por meio das redes sociais da Prefeitura, que destacou a importância da conquista para o fortalecimento das políticas públicas voltadas ao desenvolvimento do setor.

A reintegração ao Mapa do Turismo permite que Ipu pleiteie recursos federais, participe de programas estratégicos e amplie sua visibilidade no cenário turístico nacional. “É com grande satisfação que anunciamos que o município de Ipu foi oficialmente reintegrado ao Mapa do Turismo Brasileiro”, publicou a gestão municipal.

O resultado é reflexo de uma série de ações estruturantes lideradas pela Secretaria Municipal de Turismo. Um dos marcos desse processo foi a posse dos novos membros do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), ocorrida em junho deste ano. A cerimônia reafirmou o compromisso da cidade com o fortalecimento do setor e atendeu às exigências legais previstas na Lei Municipal nº 440/2018, que define a composição do colegiado — 26 instituições, sendo 13 governamentais e 13 representantes da sociedade civil.

De acordo com a Prefeitura, o retorno ao Mapa do Turismo foi o principal objetivo do novo conselho empossado. “O retorno ao Mapa é fruto de esforços conjuntos entre a Secretaria Municipal de Turismo, o Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) e demais entidades e servidores comprometidos com o progresso do município”, destacou a gestão.

A conquista representa um passo importante para a valorização do potencial turístico de Ipu, reconhecido por suas belezas naturais, como a Bica do Ipu, os atrativos ecológicos e a rica história cultural. A expectativa é que, com a nova certificação, o município atraia novos investimentos e fomente ainda mais a economia local por meio do turismo sustentável.