20°C 36°C
Santa Quitéria, CE
Publicidade

Justiça prorroga por mais cinco dias, a prisão temporária de Jerbinho do Totonho

Ele está preso desde quinta a tarde, no contexto da “Operação Subterfúgio”, que apura suspeita de superfaturamento em contratos de limpeza pública da Prefeitura de Ibiapina

Thiago Rodrigues
Por: Thiago Rodrigues
22/07/2025 às 11h56
Justiça prorroga por mais cinco dias, a prisão temporária de Jerbinho do Totonho
Foto: Arquivo/AVSQ

A desembargadora do Tribunal de Justiça do Ceará, Vanja Fontenele, decidiu nesta terça-feira (22), prorrogar por mais cinco dias, a prisão temporária do empresário e ex-candidato a prefeito de Hidrolândia, Jerbinho do Totonho. Ele está preso desde quinta a tarde, no contexto da "Operação Subterfúgio", que apura suspeita de superfaturamento em contratos de limpeza pública da Prefeitura de Ibiapina.

Além de Jerbinho, também foi mantida a prisão do ex-deputado federal Totonho Lopes, empresário no ramo de limpeza pública.

A decisão também determinou o encerramento de licitações e contratos, bem como que suspensão de pagamento às empresas Construtora Nova Hidrolândia e Serra Evolute Construções e Limpeza.

Nos últimos três anos, a Nova Hidrolândia recebeu R$ 4,1 milhões para prestar o serviço de limpeza em Ibiapina, segundo o Tribunal de Contas do Estado.

Conforme o Ministério Púbico, são investigados superfaturamento e inexecução contratual na prestação de serviços, com a suposta prática de peculato, falsidade ideológica e associação criminosa com possível participação de autoridade com foro por prerrogativa de função.