O secretário Mauro Albuquerque, titular da Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização (SAP) do Ceará publicou um vídeo em suas redes sociais, nesta quarta-feira (24), defendendo os kits higiênicos que serão distribuídos quinzenalmente aos internos masculinos do sistema prisional do estado.
Nos dias 19 e 20 de setembro, a SAP implementou mudanças na entrega de malotes, e itens de higiene pessoal passaram a ser fornecidos diretamente pelo estado. Segundo a pasta, o objetivo é aliviar o orçamento das famílias e garantir mais segurança aos envolvidos no sistema prisional.
“Isso dificulta o tráfico de droga, isso dificulta o comércio e a capitalização e a forçação de barra do crime organizado em cima das pessoas que vão visitar o sistema prisional. Nós deixamos de gerar despesa pra família, nós estamos dando pro interno o que a lei manda e ainda estão achando ruim”, disse o secretário.
No vídeo, ele mostra que o kit é formado por sabonete de 90g, sabão de coco pra lavar roupa, escova de dente, creme dental de 90g, barbeador descartável, meio quilo de sabão, água sanitária, um copo com colher, além de shampoo para mulheres trans e crianças.