
Santa Quitéria terá sua 21ª eleição para prefeito realizada neste domingo (26), onde o município vivenciará a eleição mais importante em 169 anos de história. Depois de 10 meses estampando manchetes nacionais e um conturbado processo que resultou na cassação da chapa eleita em 2024 e até na prisão do prefeito no dia da posse, os eleitores quiterienses irão eleger o 37º mandatário da cidade, que governará até 2028.
Conforme o Tribunal Regional Eleitoral, 32.868 pessoas estão aptas a votar neste pleito suplementar, com 124 seções eleitorais dispostas em 52 locais de votação. Foram enviadas 150 urnas eletrônicas e cerca de 600 colaboradores(as) atuarão no processo eleitoral.
Três chapas estão na disputa pelo comando do Executivo municipal: a ex-deputada Cândida Figueiredo (União Brasil), ao lado do vice Rafael Vaz; a ex-prefeita Dra. Lígia (PT), tendo como vice Rayana Bendor; e o prefeito interino Joel Barroso (PSB), com o vice Das Chagas.
CONHEÇA OS CANDIDATOS
Cândida tem 72 anos, é engenheira civil de formação, foi deputada estadual por três mandatos, primeira-dama de Santa Quitéria quatro vezes e também presidente da Ceasa.
Dra. Lígia tem 35 anos, é médica, foi vice-prefeita entre 2021 e 2024 e ocupou interinamente o cargo de prefeita por dez meses em 2023. No ano passado, concorreu à Prefeitura, obtendo 7.991 votos e ficando em 3º lugar na disputa.
Joel tem 34 anos, é administrador de empresas, vereador reeleito por três mandatos consecutivos (2016, 2020 e 2024) e presidiu a Câmara Municipal em quatro ocasiões. Em janeiro, assumiu interinamente a Prefeitura após o afastamento e prisão do pai, o então prefeito Braguinha.
Ao longo do dia, A Voz de Santa Quitéria trará atualização dos principais locais e dos trabalhos da Justiça Eleitoral, no portal e nas redes sociais. A partir das 16h30, iniciará a transmissão e em seguida, a marcha da apuração, com apresentação de Thiago Rodrigues e Morgana Medeiros.